Quantcast
Channel: Cultura – Viés | O outro lado da rede
Viewing all articles
Browse latest Browse all 51

Top 5 da viciante Breakind Bad

$
0
0

Em 20 de janeiro de 2008, estreava no canal AMC o seriado que, agora, é tido pela crítica como um dos maiores – se não o maior drama televisivo de todos os tempos. Breaking Bad teve uma primeira temporada de apenas sete episódios, muito elogiados, mas que não preparavam o telespectador para o que estava por vir. A história do professor de química que descobre que está com câncer terminal e procura um jeito bastante alternativo de juntar dinheiro para sua família, teve seu fim dia 29 de setembro de 2013, e desde já, deixa saudades.

Com criação de Vince Gilligan, o seriado foi um dos programas da TV a cabo americana mais assistidos, com números de audiência que dobraram na 5ª temporada em relação ao ano anterior. Ganhadora de 10 Emmy Awards, e indicada para o Globo de Ouro, a produção foi parar no livro Guinness de recordes pela aclamada temporada final, que obteve pontuação 99/100 no site Metacritic. Já deu pra ver que Breaking Bad é demaisssssssss, né? Se você ainda não viu, corre agora pro Netflix (OBRIGADA POR EXISTIR, Netflix!) que a série está disponível para streaming das 5 temporadas completas! Para matar a saudade e relembrar um pouco a saga de Walter White, preparei um top com os melhores episódios da série. Aos novatos no mundo da metanfetamina, aviso:

VAI TER SPOILER SIM! (Massss, espero, do fundo do coração, que todos que estão lendo já tenham assistido essa criação maravilhosa)

Para não fazer um top 62 (já que todos os episódios são sensacionais), vou escolher o meu episódio favorito de cada uma das temporadas.

 

1ª temporada – Crazy Handful of Nothin (1×06)

A primeira temporada é uma grande introdução à história da série, mas possui episódios memoráveis. No seu sexto e penúltimo episódio, Crazy Handful of Nothin, vemos, pela primeira vez desde que havia começado a fabricar metanfetamina, White tomar as rédeas da sua própria situação. Após Jesse ter problemas com Tuco, o grande traficante da região, somos presenteados com a cena em que ele invade o esconderijo de Tuco e o surpreende – e a nós também – com uma explosão, que mostra quem vai ditar as regras de agora em diante. Quer dizer… será?

 

2ª temporada – Peekaboo (2×06)

A segunda temporada é questionada por diversos fãs da série. “Arrastada”, eles dizem. “Meio chatinha, né?” NÃO! A segunda temporada tem episódios memoráveis, e Peekaboo é um dos melhores episódios da série. Jesse estava aprendendo a se impor no mercado e decide tirar satisfações com um casal de viciados que tinha roubado a droga de um dos seus caras. Ao chegar na casa do casal, ele e os espectadores são apresentados a um garotinho completamente abandonado pelos pais. Pinkman se apega ao garoto na hora, e as cenas dos dois juntos são comoventes. A história do casal viciado que tinha roubado um caixa de banco para conseguir dinheiro tem um fim dramático, e é responsável pela fantástica cena do esmagamento, uma das mais memoráveis de Breaking Bad.

 

3ª temporada – One Minute (3×07)

Até esse momento, na série, Hank era apenas um policial chato, machista, que dizia saber muito e pouco já tinha feito. A terceira temporada trabalha seu emocional e muita coisa culmina nesse episódio – One Minute. Cenas de muita tensão de  mostram a sua transformação. Enquanto Walt se aproxima do “lado negro da força”, com atitudes de vilania, Hank é humanizado. Em um dos grandes embates da série, o policial da DEA enfrenta os gêmeos assassinos, os sobrinhos de Hector Salamanca (quer figuras melhores para colocar medo do que esses caras?).  Apesar de conseguir se livrar dos dois, por uns bons minutos pensamos que o adeus ao tiozão ia vir mais cedo do que se esperava! Vamos, Hank!

 

4ª temporada – Face Off (4×13)

Esse episódio é um dos mais comentados da série entre os fãs, e com aquela sequência final, não poderia ser diferente. Só que ele não se resume a sequência: em Face-Off, todas as relações construídas ao longo de Breaking Bad chegam ao ápice. Walter e Jesse, Walter e Gus, Tio Salamanca e Gus… GUS!!. Infelizmente, nos despedimos de um dos melhores personagens da série, mas com a incrível cena da sua morte, não há como reclamar disso. A cena é p-e-r-f-e-i-t-a. O episódio, mesmo assim, vai além. A última cena, em que vemos de onde veio o veneno que Jesse achava que era seu, nos mostra que o verdadeiro vilão, o verdadeiro perigo, o verdadeiro mandante, o verdadeiro “monstro” da série é… Walter White.

 

5ª temporada – Ozymandias

O episódio, que quase um ano depois de ser exibido, continua com nota 10/10 no IMDB, é a maior produção da televisão americana. Não tem como descrever o que se passa na tela durante esses 48 minutos sem querer revê-lo (na minha opinião, o melhor episódio da série). A disputa entre Walt e Hank chega ao seu ponto máximo, com a participação dos ex-presidiários que tiveram o químico na mão no último episódio da série. Ozymandias é o ápice não só da 5ª temporada, mas da produção como um todo. Vemos Hank morrer e as consequências da sua morte para a família de Walt. Vemos Skyler desestruturada, em desespero, sem reconhecer seu ex-marido. Vemos a fantástica cena em que White inocenta Skyler perante a polícia, sequestrando a própria filha e inocentando a mulher da acusação de ser cúmplice. Vemos Breaking Bad  marcar história na televisão, deixando seus fãs desesperados pelo episódio seguinte, mas com medo do término dessa história maravilhosa.

E aí, concordam com meu top 5?

Ps.: As ilustrações utilizadas para cada episódio são trabalho do artista “Zsutti” (Zsolt Molnár). Ele fez um pôster para cada episódio da série. Confere o tumblr do cara: http://posterology.tumblr.com/

Ps².: Agradeço a colega Gabriela Trezzi por ter me mostrado esse trabalho foda do artista “Zsutti”.

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 51